COMUNICADO
Condenação do atentado contra Isaías Samakuva, Presidente da UNITA
Condenação do atentado contra Isaías Samakuva, Presidente da UNITA

1. Tendo tido conhecimento das notícias que dão conta do atentado de foi alvo o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, no passado Sábado, dia 3 de Março, durante uma visita à Província do Cuanza Norte, na cidade de Camabatela, apontando-se agentes da polícia como responsáveis, o CDS-PP manifesta a sua profunda preocupação face a este acontecimento.
O CDS transmitiu a sua solidariedade à UNITA e ao seu Presidente, que é também o Presidente da UPADD – União dos Partidos Africanos para a Democracia e o Desenvolvimento (região da África Austral).
2. O Presidente do CDS-PP contactou já as autoridades angolanas através dos Embaixadores em Lisboa e Bruxelas, a quem solicitou informações oficiais acerca do sucedido.
O CDS espera que actuarão de forma firme e exemplar no julgamento e punição dos autores morais e materiais deste acto e que não deixarão de veicular de forma clara a sua condenação deste tipo de acções.
3. De igual modo, dirigiu-se ao Governo de Portugal e às instituições europeias, nomeadamente ao Parlamento Europeu e Comissão Europeia, a quem também pediu informações e ajuda para a consolidação do Estado de direito democrático naquele país e respeito dos direitos políticos democráticos.
4. O CDS-PP deseja que Angola avance no caminho da paz, da tolerância e do respeito pelos Direitos Humanos e pelo pluralismo democrático e apela a todos os amigos de Angola para que contribuam nesse sentido.
Lisboa, 5 de Março de 2007
Gabinete do Presidente do CDS-PP