« Home | The situation in Darfur is spiraling out of contro... » | Ministerio de Relaciones Exteriores de Alemania Ap... » | Bispo de Cabinda apela à paz no enclave O Bispo de... » | Prosseguem os problemas no Líbano Lebanon bomb bla... » | » | Muita preocupação com a saúde do ditador, nenhuma ... » | Contra o terrorismo, pela LiberdadeO presidente do... » | AUTORIDADES PENITENCIARIAS AMENAZAN DE FUSILAMIENT... » | BRUTAL GOLPIZA A PRISIONERO POLITICO CUBANO EN KIL... » | Cuba, tempo de vésperasEmbora muito céptico quanto... »

Timor: Um ferido e mais casas queimadas em noite agitada
Grupos rivais envolveram-se esta quarta-feira em confrontos em Díli, de que resultaram pelo menos um ferido, várias casas queimadas e um carro carbonizado, disseram várias fontes à Lusa.

Num dos locais em que foram referenciados incidentes, e que motivaram a presença de efectivos da GNR, junto ao Hospital Nacional Guido Valadares, os militares portugueses depararam com quatro casas queimadas e uma viatura carbonizada, disse à Lusa o tenente Paulo Cabrita, oficial de ligação do contingente militar português.
O número de casas queimadas poderá, contudo, ser superior, estando a decorrer investigações no local, acrescentou.
No decurso da operação, um homem, apresentando ferimentos resultantes de uma catanada, foi assistido pela equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que integra o contingente da GNR estacionado em Timor-Leste.
Os militares portugueses efectuaram ainda uma detenção, presumivelmente o autor da agressão com a catana, que está a ser ouvido para se apurar se agiu ou não em legítima defesa, procurando proteger os seus bens.
Noutro ponto da cidade, no centro de Díli, junto ao campo de refugiados situado entre o porto da capital e o Hotel Timor, militares australianos foram chamados a intervir para separar grupos rivais, para o que empregaram granadas de gás lacrimogéneo, mas não há registo de detenções ou de feridos.
Um cidadão português que passou no local, ao volante da sua viatura, durante os confrontos, disse à Lusa que «um número indeterminado de carros foram apedrejados».
O carro deste cidadão português ficou seriamente danificado em resultado das pedradas com que foi atingido.
A violência em Timor-Leste iniciou-se em Abril passado e levou as autoridades a pedirem à Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal o envio de forças militares e policiais para garantir a manutenção da ordem pública.
Cerca de 180 mil deslocados distribuídos por campos de refugiados e 30 mortos é o saldo até agora da onda de violência desde Abril.

Diário Digital / Lusa